O zero reais é um blog onde você poderá encontrar dicas de educação financeira, e aprender a investir a partir do zero reais, além de acompanhar a minha própria jornada financeira. Portanto, recomendo iniciar a leitura pela minha jornada, caminhando juntos desde os primeiros investimentos até os próximos descobrimentos.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Western Asset FIA BDR Nível I


Rapaz, a gente é humilde, mas uma rentabilidade assim de encher os olhos, não é sempre que a gente vê, óbvio que rendimento passado não é garantia de rendimento futuro, e se ta subindo demais, um dia vai corrigir, mas eu tinha um valor de risco e decidi experimentar, e óbvio, nós sempre damos uma checadinha antes pra ver aonde esta indo o dinheiro e o que vai acontecer com ele.

Então, resumidamente, "O Fundo busca atingir o seu objetivo aplicando no mínimo 67% de sua carteira em BDRs de mercado norte-americano de ações. O investidor fica exposto à variação cambial BRL x USD", mas do que eu pude ver na lâmina, normalmente é mais de 90% investidos em BDR (Brazilian Depositary Receipts), que Os BDRs são uma forma de ter acesso a investimento em ações de empresas estrangeiras por meio da bolsa brasileira e comprando em reais.


Eu não sou um cara muito bom em escolher ações e essa é a vantagem de fundos, eles te assessoram nessas escolhas e movimentações, e pelo histórico do fundo, eles andam fazendo um bom trabalho, portanto, não é uma recomendação de compra, mas com certeza é um bom lugar para se aprender, ora sobre BDR's e ora sobre boas ações no mercado estrangeiro.


Portanto, não é algo para se investir totalmente e descontroladamente, é um fundo para se investir na sua porcentagem de fundos e distribuir o risco, além de ser após você ter feito a sua reserva de emergência, parece repetitivo, mas é algo que deve de se fixar na sua mente toda vez antes de fazer um investimento, esse é um dinheiro para o seu futuro, esse é o caminho que vou investir para a minha aposentadoria, é o dinheiro que vou deixar por cinco anos para o meu carro novo, para a entrada do meu apartamento, para algum objetivo de longo prazo de preferência.

Eu pessoalmente achei interessante em ser um investimento que "acompanha" o dólar e é em empresas estrangeiras, ou seja, todo investimento é válido, mas tão válido é saber um pouco das empresas que o fundo investe e conhecê-las pouco a pouco, ao menos as principais, onde por exemplo tem ali a Nvidia e a Microsoft, porém, quem lê o blog sabe que eu prefiro as instituições financeiras no geral, mas as empresas de tecnologia, principalmente lá fora, são extremamente bem vistas, por aqui uma grande empresa de tecnologia que vejo é a TOTV's, contudo, por distribuir pouco dividendos, não é uma empresa que me enche os olhos por exemplo, ou seja, é uma empresa incrível, vive fazendo aquisições, mas não sai do lugar em questão de valor e não distribui lucros aos acionistas, e eu sou um cara de dividendos, se um fundo gerir essa compra e venda e me gerar valor, é ótimo, mas enquanto eu for investidor, eu prefiro a calmaria dos dividendos e a rentabilidade dos fundos, nada de aventuras desnecessárias com meu dinheiro, pois o mesmo é difícil de ganhar e fácil de gastar, logo, não precisa também ser complicado de investir.