O zero reais é um blog onde você poderá encontrar dicas de educação financeira, e aprender a investir a partir do zero reais, além de acompanhar a minha própria jornada financeira. Portanto, recomendo iniciar a leitura pela minha jornada, caminhando juntos desde os primeiros investimentos até os próximos descobrimentos.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Juros Compostos


Porque os juros compostos nos ajudam a render o nosso dinheiro cada vez mais e porque devemos sempre investir mais?

Bem, você já deve ter visto diversas simulações e essa é apenas mais uma, porém, eu acredito ser válida pois acrescenta mais um ponto de vista, o meu, então, para começar, vamos supor aqui o exemplo de um investimento de R$ 500 mensais e um juros simbólico ai de 12% a.a., esta ótimo correto? Não é um dinheiro impossível de se guardar e também não é uma taxa de juros difícil de se conseguir.

Portanto, segue a tabela e a explicação logo abaixo.



A primeira coluna se trata dos anos que iremos investir, então iremos investir durante 25 anos esse valor de R$ 500,00.

A segunda coluna é o valor bruto de investimento, ou seja, o quanto eu investi a cada ano, ou seja, no primeiro ano R$ 6.000, e no segundo mais R$ 6.000 que totalizam R$ 12.000 e assim por diante.

A terceira coluna CAPITAL é o valor que começaremos a cada ano, ou seja, o valor investido mais a rentabilidade do ano anterior.

A quarta coluna é o capital TOTAL que teremos no final de cada ano.

A quinta coluna é o juros que o nosso capital total gera a cada ano, ou seja, qual valor que o meu montante gerou somento no ano 10, ou somente no ano 17.

A sexta coluna é o juros acumulado sobre o tempo inteiro do investimento, ou seja, quanto de juros total geramos desde o ano 1 até o ano 20 por exemplo.

A sétima coluna é uma porcentagem que representa o juros gerado sobre o montante investido, perceba ali que com 6 anos de investimentos, geramos 50% de juros do que investimos, e que com 11 anos de investimentos, geramos 110,30% de juros sobre o que investimos, ou seja, você gerou de renda cem por cento do que você investiu, depois aos 16 anos, você terá alcançado 199,27% sobre o que você investiu, já o salto para os 300% acontece aos 20 anos, sendo que com 25 anos, você alcança 497,34% do que você investiu.

A oitava e última coluna é apenas uma curiosidade que podemos fazer, que é dividir o rendimento anual por doze e ver o quanto aquele montante renderia por mês, para o caso de você parar de investir ou desejar aquela aposentadoria.

Questionamentos!!!!

Você poderá chegar a diversas conclusões nessa tabela e até mesmo sonhar, alguns dirão até que é impossível, mas perceba que, você pode modificá-la a sua realidade, pois, talvez você não tenha a capacidade de guardar esse valor hoje, mas você sempre poderá fazer um planejamento com metas, do tipo, e se de repente, como um financiamento, eu for receber aquele meu Fundo de Garantia ou a minha Rescisão e aportar nesse meu sonho, como se adiantasse parcelas, ou até mesmo, quisesse incrementasse o valor final, veja que você pode aportar mais ou menos de acordo com o seu sonho, e de repente, acelerar ou repôr o seu planejamento financeiro final.