O zero reais é um blog onde você poderá encontrar dicas de educação financeira, e aprender a investir a partir do zero reais, além de acompanhar a minha própria jornada financeira. Portanto, recomendo iniciar a leitura pela minha jornada, caminhando juntos desde os primeiros investimentos até os próximos descobrimentos.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Carteira de Utilidade Pública


Visando expandir nossos investimentos e também acompanhar mais ações interessantes na bolsa, decidi investir também no setor de Utilidade Pública, que basicamente são empresas de energia e saneamento, mas claro, como sempre, sou bastante voltado para dividendos, logo, dividi o investimento em 5 empresas que hoje possuem um preço acessível e poderemos manter um ritmo mensal de aquisição sem pesar tanto o bolso.

A primeira empresa em ordem alfabética é a Auren Energia (AURE3), do setor de energia, a segunda empresa também é do setor de energia, a Cemig (CMIG4), a terceira é a Copel (CPLE6), também do setor de energia e a última é a Sanepar (SAPR4), do setor de saneamento, e a quarta empresa é a Taesa (TAEE4) que é uma empresa de transmissão de energia, não são as melhores empresas do setor, mas foram as melhores que pelo valor e pelos dividendos, poderão formar uma boa carteira para o iniciante, veja que a primeira compra delas não dará nem 40 reais, sendo empresas que remuneram constantemente seus acionistas, ou seja, não precisaremos ficar vendendo e recomprando nada, fazendo assim uma carteira rentável "definitiva".

Logo, esse é o mês de Setembro de 2024 e essa foi a nossa primeira compra:



Devemos permanecer como na Jornada Financeira, comprando uma ação por mês com o intuito de valorização da carteira e retorno de Dividendos, lembrando que investimentos são sempre de longo prazo e que devemos sempre fazer primeiro a nossa reserva de emergência antes de iniciar os nossos investimentos, para que possamos investir o que podemos, e não o que temos.


Como podemos ver, começamos a carteira de Utilidade Pública no vermelho, mas como investimos pouco, o prejuízo também é pouco e possível de se recuperar ao longo do tempo e iremos manter a carteira até Dezembro.

Em relação a essa nossa primeira compra e o estado atual da nossa carteira, você poderá continuar acompanhando pelo blog, mas segue um espelho do nosso investimento de 2024: